Alimentação dos Idosos: como deve ser?

Manter uma dieta bem equilibrada é importante para se manter saudável à medida que envelhece. Pode ajudá-lo a manter um peso saudável, manter a energia e obter os nutrientes de que precisa. Também reduz o risco de desenvolver condições crónicas de saúde, como doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e certos tipos de cancro.

Então, que requisitos alimentares/nutricionais uma pessoa idosa deve incluir na sua dieta?

Cálcio e vitamina D. Estes dois nutrientes trabalham juntos para proteger e manter os seus ossos durante toda a sua vida. Boas fontes de cálcio e vitamina D incluem leite, queijo e outros alimentos lácteos; vegetais de folhas verdes, como brócolis e couve; ovos; nozes; e também peixes como sardinha e salmão.

Vitamina b12. A vitamina B12 é encontrada naturalmente em produtos de origem animal, incluindo peixe, carne, aves, ovos, leite e produtos lácteos. A vitamina B-12 é crucial para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. Também está envolvida na formação de glóbulos vermelhos e participa na síntese de ácidos gordos e na produção de energia. A ingestão regular de vitamina B12 ajuda a prevenir a anemia em pessoas idosas.

Fibra. A fibra ajuda a combater doenças cardíacas, diminuindo os níveis de colesterol. Também ajuda a diminuir o risco de contrair certos tipos de cancro, como o cancro color-retal; e se tem diabetes, a fibra pode ajudar a controlar seus níveis de glicose no sangue. Além disso, a fibra pode ajudar a prevenir a constipação e reduz o risco de hemorroidas. Exemplos de alimentos ricos em fibras são os grãos integrais, frutas e legumes, feijões e ervilhas e nozes e sementes.

Fruta. A maioria das frutas tem naturalmente pouca gordura, sal e calorias e também devem ser incluídas no plano alimentar. As frutas são fontes de muitos nutrientes essenciais que são subconsumidos, incluindo potássio, fibra alimentar, proteína, vitamina C, vitamina B6 e B12, e ácido fólico. Dietas ricas em potássio (muito encontrado na banana), podem também ajudar a normalizar a pressão sanguínea.

Exercício. Não é um alimento, mas permanecer socialmente ativo pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde mentais, tais como depressão e Alzheimer. Desta forma, é importante não se esquecer de se exercitar e manter-se hidratado!

Artigo por: Dra. Barbara Sousa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

EnglishSpanishFrenchGermanPortuguese
× Fale com um especialista