Ambiente tranquilo.

Na atuação junto de pessoas com deficiência, é crucial ter em conta a sua relação com o ambiente, rede de relações socias que estabelece e à sua individualidade. O seu cotidiano é composto por muitas atividades que são desempenhadas em vários contextos, incluindo o ambiente doméstico, escola, trabalho, etc. A sua rotina diária necessita de ser bem-estruturada, deste modo, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para facilitar o dia-a-dia:

Favoreça um ambiente tranquilo, estabeleça uma rotina diária, estabeleça horários diários para acordar, escovar os dentes, tomar banho e outros cuidados de higiene, planeie uma tarefa de difícil execução, auxilie quantas vezes forem necessárias, crie estratégias para facilitar as tarefas diárias, divida por etapas, oriente a execução das mesmas de uma forma simples, sem pressionar. Estimule a participação nas variadas tarefas, dê possibilidade de escolha.

Crie momentos de lazer, utilize jogos que estimulem a coordenação motora, a memória, o raciocínio, a atenção, a criatividade. 

Estimule e oriente, desde as atividades simples até as mais complexas.

Por: Associação Paralisia Cerebral de São Miguel

EnglishSpanishFrenchGermanPortuguese
× Fale com um especialista