Clube Desportivo Santa Clara e o Desporto Adaptado.

Numa perspetiva de desporto para todos, baseado no desenvolvimento intelectual associada à inclusão, ocupação e cidadania activa, o Clube Desportivo Santa Clara deu esta época desportiva um passo pioneiro no envolvimento dos clubes desportivos no desporto adaptado da região, demonstrando, desta forma, a sua faceta de preocupação social e integração dos jovens com dificuldades intelectuais na vida ativa através do desporto.

Embora a competição e o vencer cada jogo e competição, em que estão inseridos, seja um objetivo, este projeto tem uma outra prioridade que se centra na vertente social e pessoal de cada atleta que neste momento se encontra ao serviço do Clube, como de todos aqueles que dele possam vir a fazer parte. E nesse sentido, o Clube tenta promover a ocupação destes jovens, promover um sentido e objetivos de vida, promover e providenciar todas os aspetos necessários à percussão dos seus objetivos, abrir novos horizontes de vida através do desporto, de modo a que estes jovens possam através do futsal construir a sua cidadania ativa, promover o bem-estar social, aumentar a sua auto estima e obter benefícios na sua saúde. Por outro lado, tenta dar a oportunidade a estes jovens de poderem dar um passo importante nas suas vidas desportivas através da participação em competições locais, regionais e nacionais que sem o empenho do Clube jamais poderiam concretizar, assim como, potenciar todas as suas capacidades de modo a que possam chegar a estatutos de alto rendimento desportivo que os possa levar a patamares internacionais, através de possíveis convocatórias à seleção nacional.

Neste primeiro ano, já, em termos desportivos, conseguimos alcançar desempenhos assinaláveis, que passaram pela conquista da Supertaça de São Miguel, Campeões Nacionais de Juniores em futsal adaptado e finalista vencido da Taça de Portugal de Futsal Adaptado, assim como, nos encontramos em primeiro lugar no campeonato de São Miguel de Futsal Adaptado, que devido à pandemia que assola o nosso País ainda não pode terminar. Mas mais importante estamos a conseguir lançar alicerces para o futuro através da criação de uma equipa competitiva e o proporcionar de um futuro mais risonho a estes jovens, através do proporcionar de objetivos concretizáveis de vida que tentarão alcançar e que os desviará de todo um caminho que poderia ser tortuoso e cheio de problemas, e os encaminhará para uma vida repleta de sucessos, bem estar, ativos e cidadãos proeminentes de bem. 

A contar com 15 atletas atualmente mas com tendência a aumentar, dada a lista de espera aguardar entrada para a equipa, o Clube Desportivo Santa Clara tenta proporcionar condições de treino e jogo acima da média, demonstrando que estes jovens merecem ser reconhecidos como atletas no verdadeiro sentido da palavra, sendo visto no clube e por toda a estrutura pelas suas capacidades e não pelas suas dificuldades, que apenas são vistas como forma de adaptação dos envolvidos para que todos percebam a mensagem e o pretendido. A cada dia tentamos incutir fundamentos sociais e pessoais que os tornem melhores seres humanos e que o faça interagir como se de uma família se tratasse. Trabalhando em conjunto, resolvendo problemas em conjunto, apoiando-se uns aos outros, preocuparem-se com o próximo e serem melhores a cada dia que passa. Por sua vez o Clube mostra-se como a sua casa e aquele amigo com quem podem contar para tudo, apoiando-os, defendendo-os e tratando-os com todo o respeito e carinho que merecem, mas também lhes incute sentido de responsabilidade e dever por forma a não só os tornar como bons atletas mas também como homens e pessoas de bem. Desta forma o Clube tenta lidar com todos os aspetos desportivos, pessoais e sociais de todos os seus Atletas. Deste modo, apenas temos de agradecer todo o empenho, dedicação, comprometimento e vontade de continuar com este trabalho louvável, a começar pelo Presidente, passando pelos Diretores e todas a estrutura, assim como todos os parceiros que têm apoiado o Clube neste empreendimento que tem tudo para ser um sucesso a nível desportivo, pessoal e social a todos os níveis e exemplo a seguir por outros, pois este projeto é e será o espalho do Clube, da Região e de tudo o que de bom cá se faz.

Neste sentido, temos esperança no futuro, a responsabilidade de concretizar todos os objetivos e aumentar da participação de todos e do Clube no maior número de eventos e competições locais, regionais, nacionais e até mesmo internacionais, quem sabe um dia. Tudo isto só será possível com o empenho e dedicação de todos e pegando nas palavras do nosso Presidente, Dr. Rui Cordeiro, “este é um projeto para continuar” e irá continuar com a dedicação, trabalho árduo e empenho de todos nós. Eu preocupo-me, o Presidente preocupa-se, a estrutura preocupa-se, o Clube preocupa-se e quando assim é tudo é mais fácil e o futuro destes e outros jovens que a nós se juntem será certamente mais risonho.

Paulo Jorge Borges

Treinador de futsal adaptado, 

Clube Desportivo Santa Clara.

EnglishSpanishFrenchGermanPortuguese